Comex Vis e a visualização de dados no Brasil

No dia 28/07/2016 a Secretaria de Comércio Exterior lançou o Comex Vis, uma ferramenta de visualização interativa de dados do comércio exterior brasileiro. Nesse post faremos alguns comentários sobre o Comex Vis e sobre a visualização de dados em geral.

O que é visualização de dados?

Nada mais é do que representar graficamente uma informação. Em outras palavras, é pegar uma informação abstrata, seja numérica ou textual, e representá-la com padrões visuais e formas geométricas.

Não se trata de uma novidade. Na verdade, isso é algo bem antigo, desde os primórdios da matemática já desenhavam gráficos e formas para representar dados. Porém, com os avanços tecnológicos e aprimoramentos no web design, as visualizações de dados estão alcançando outro patamar: deixando de ser apenas estáticas e passando a ser interativas.

Por que isso é importante?

De alguma forma o cérebro humano compreende melhor padrões visuais geométricos do que planilhas com diversas linhas de números ou textos. Ou seja, ao olhar um gráfico, é muito mais provável que você compreenda aspectos dos dados representados mais rapidamente do que olhando uma tabela com os mesmos dados desse gráfico.

Portanto, a visualização de dados é um jeito mais simples e rápido de transmitir uma informação baseada em dados. Isso torna a visualização um artifício bastante poderoso para exploração, análise, insights e comunicação de dados, tornando os principais aspectos de um conjunto de dados algo mais rapidamente compreensivo e intuitivo.

Visualizações interativas

O que temos notado é que as instituições mundo a fora que trabalham com divulgação de dados estão extrapolando as visualizações estáticas e aderindo a uma nova tendência de visualização interativas de dados.

E como anda esse tema no governo brasileiro?

Felizmente parece estar indo bem! A seguir comentaremos sobre algumas iniciativas que mostram que o tema está evoluindo e cada vez mais presente na administração pública. De certa forma, isso é um avanço na transparência e na disseminação de dados públicos.

Comex Vis

A SECEX (Secretaria de Comércio Exterior) lançou o Comex Vis: uma ferramenta de visualização interativa de dados do comércio exterior brasileiro.

O objetivo do projeto é disponibilizar visualizações interativas dos dados de importação e exportação brasileira, cobrindo diversos aspectos e variáveis: parceiros comerciais, continentes, blocos, produtos e classificações, unidade da federação, etc.

Dessa forma, os consumidores dos dados de comércio exterior brasileiro terão uma alternativa para explorar e navegar nos dados de maneira fácil, sem precisar instalar ou conhecer nenhum outro tipo de ferramenta, bastando apenas internet e um navegador web.

O projeto foi completamente desenvolvido com plataformas livres e gratuitas, como o R e o D3Plus, que é um pacote em javscript (baseado em D3) capaz de criar visualizações interativas concisas, simples e bonitas. O D3Plus é responsivo, ou seja, se adapta e funciona bem em qualquer resolução de tela. Isso torna o Comex Vis funcional no computador, tablets e celulares.

Para integrar o R com o D3Plus, foi utilizado o pacote HTMLWidgets que é capaz de utilizar pacotes em javascript para plotar visualizações com dados processados em R.

O Comex Vis foi inspirando em outros portais que também utilizam o D3Plus, como por exemplo o The Observatory of Economic Complexity, o Data USA e o excelente Data VIVA, desenvolvido inicialmente com o apoio do governo de minas gerais. Vale muito a pena conhecer todos eles.

Ainda sobre visualização de dados de comércio exterior, o Comtrade, da ONU, tem um portal com diversas divulgações interativas: o Comtrade Labs

Outras iniciativas

Falando sobre divulgação de visualizações interativas no governo, o BNDES também tem uma página com diversos gráficos: o BNDES Transparente. Lá é possível navegar e explorar dados sobre financiamentos do BNDES, taxas, prazos e desembolsos. Os gráficos foram construídos em Tableau, uma poderosa ferramenta de BI, porém, não é gratuito.

Existe também uma boa iniciativa do governo federal para criar uma plataforma com diversos tipos de visualizações sobre uma grande variedade de dados, o VisPublica.

Já a FGV, utilizando dados públicos, criou uma ferramenta de visualização interativa de dados voltada para exploração dos desembolsos públicos, chamada Transparência Orçamentária.

O Banco Central também elaborou algumas visualizações para visualizar os dados do Censo de Capitais Estrangeiros no Brasil. As visualizações foram geradas utilizando D3 e d3plus.

E você, conhece mais alguma iniciativa do setor público que utiliza visualização interativa de dados? Conte-nos nos comentários!

Mais sobre visualização de dados

Se você está interessado em aprender mais sobre visualizações, assim como nós, recomendamos alguns sites que podem ajudar nessa jornada:

DataViz Catalogue - Um excelente catálogo explicativo sobre diversos tipos de visualizações, incluindo como e quando usá-las, seus pontos fortes e pontos fracos.

O`Reilly - Effective Data Visualization - Uma sequência de videos explorando diversos aspectos sobre visualização de dados. Infelizmente nem todos os videos são gratuitos, mas os gratuitos já são excelentes.